Brasil | Freira do Rio Grande do Sul
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Religiosa, colorada de coração e abençoada pelo papa: saiba quem era a pessoa mais velha do mundo que morreu aos 116 anos
Freira Inah Canabarro Lucas morreu na quarta-feira (30). Ela era gaúcha, nascida na cidade de São Francisco de Assis.

Natural do Rio Grande do Sul, Inah Canabarro Lucas atravessou mais de um século de história com uma vida marcada pela religiosidade, pela paixão incondicional ao Internacional e pelo amor ao churrasco. Nascida em 1908, a freira que carregava o título de "pessoa mais velha do mundo", morreu na quarta-feira (30).
O velório está previsto para as 8h desta quinta-feira (1º) na capela H do Cemitério São Miguel e Almas, na capital. O enterro deve começar a partir das 15h30 no mesmo local.
Devota desde menina, em 2018 foi surpreendida com uma honra rara: recebeu a bênção apostólica do papa Francisco. Um certificado foi entregue junto da bênção e passou a ocupar um lugar de destaque onde residia.
"Disciplina no trabalho e na vida. Sempre trabalhou muito, sempre foi muito comunicativa, muito acolhedora", definiu a coordenadora provincial da Congregação, Rita Fernandes Barbosa, em entrevista no início do ano a RBS TV.
Conforme Canabarro, Inah morreu pela idade. "Organismo foi parando aos poucos, sem nenhuma doença", explicou o sobrinho Cleber Vieira Canabarro Lucas. O atestado de óbito indica que a causa da morte foi "disfunção múltipla dos órgãos".
O vermelho do Sport Club Internacional também esteve presente durante toda a sua jornada. Inclusive, Inah nasceu antes da fundação do clube. Ela carregava consigo camisas, casacos e até mesmo almofadas do time.
"No aniversário dela, os bolos eram cópias do Beira-Rio", comentou o sobrinho.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado