Internacionais | Coreia do Sul
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Presidente interino da Coreia do Sul renuncia ao cargo e deve concorrer à eleição
A expectativa é que Han Duck-soo anuncie a sua candidatura à presidência nesta sexta-feira. O candidato da oposição, Lee Jae-myung, sofreu um revés na Suprema Corte que coloca em jogo a sua elegibilidade.
O presidente interino da Coreia do Sul, Han Duck-soo, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (1º) para assumir o que chamou de "responsabilidades maiores". A expectativa é que ele concorra à eleição presidencial, que ocorrerá em 3 de junho.
O país vive um período de turbulência política após o impeachment do ex-presidente Yoon Suk Yeol. Em dezembro do ano passado, ele decretou a lei marcial sob o argumento de que a oposição estava tentando sabotar seu governo. Ele está sendo julgado criminalmente por acusações de insurreição.
Com a renúncia, o ministro das Finanças Choi Sang-mok assume a presidência interinamente até as eleições.
Segundo a imprensa sul-coreana, Han deve lançar a sua candidatura oficialmente nesta sexta-feira (2). Ele atuava antes como o primeiro-ministro de Yoon e emergiu como uma potencial liderança conservadora. Seu principal adversário na disputa é o líder da oposição Lee Jae-myung, cuja elegibilidade pode estar em risco após uma decisão da Suprema Corte desta quinta.
Han tem 75 anos e é um burocrata de carreira com cerca de 40 anos de serviço público. Ele ocupou cargos importantes em governos sul-coreanos, incluindo a chefia dos ministérios do Comércio e das Finanças. Ele também foi primeiro-ministro, considerado o segundo posto mais importante do país, em duas ocasiões: no mandato de Yoon e, antes, no governo do liberal Roh Moo-hyun, entre 2007 e 2008.
A aposta dos conservadores é que a sua ampla experiência no governo e no setor econômico atraia o favoritismo dos eleitores, especialmente no contexto da guerra tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
G1
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado