Notícias da Região | Oeste Baiano
Terça-feira, 22 de Abril de 2025
Oeste Baiano: irrigação com responsabilidade e compromisso ambiental
É um processo técnico, demorado e acompanhado de perto pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia).

Você sabia que o Oeste da Bahia é abastecido por um dos maiores aquíferos do mundo? O Aquífero Urucuia é uma fonte estratégica de água, e todo uso, seja por captação subterrânea ou superficial, é rigorosamente regulamentado.
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
Para que um produtor rural obtenha a outorga de uso da água, é necessário atender a uma série de exigências ambientais. Isso inclui possuir reserva legal, áreas de preservação permanente (APP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e estar 100% de acordo com o Código Ambiental Brasileiro. É um processo técnico, demorado e acompanhado de perto pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia).
Além disso, existem regras claras de espaçamento entre os poços, que variam conforme a vazão do Urucuia. Nada é feito de forma aleatória. Há inclusive um estudo técnico robusto, desenvolvido em parceria com a Universidade de Nebraska — referência mundial em irrigação, com mais de 100 mil poços operando nos EUA — que mapeou detalhadamente todas as condições de uso que vemos hoje na região.
Outro ponto importante: um produtor que não esteja devidamente licenciado não consegue acesso a financiamento agrícola nem a energia elétrica para operar. Isso mostra o quanto o sistema é rigoroso e baseado em critérios técnicos e legais.
A irrigação, por sinal, é uma das atividades agrícolas mais alinhadas com os princípios ESG (Ambiental, Social e Governança). Basta olhar para regiões extremamente secas do Nordeste brasileiro que, graças à irrigação planejada, foram transformadas em polos de produção e desenvolvimento.
Posse: Rifa Estrela Dalva Gás sorteia mais de R$ 400 mil em prêmios; participe por apenas R$ 5
Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado