Internacionais | Argentina

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026

Greve geral na Argentina provoca cancelamentos de voos no Brasil

Paralisação foi convocada por central de trabalhadores contra a reforma trabalhista do governo Javier Milei. Em Guarulhos, maior aeroporto do país, ao menos dois voos não seguiram para a cidade de Buenos Aires.

Uma greve geral de trabalhadores anunciada na Argentina contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Javier Milei causou o cancelamento de voos no Brasil nesta quinta-feira (19).

Siga nosso Instagram Correio do Cerrado

Em uma nota, o Grupo LATAM disse que precisou alterar sua operação devido à greve geral convocada no país. "Alguns voos poderão operar com alteração de horário e/ou data, sem necessariamente serem cancelados. Por isso, recomendamos que os passageiros verifiquem o status de seus voos antes de se dirigir ao aeroporto", diz nota publicada no site da companhia.

A Gol também confirmou "que, devido à greve geral que impossibilitará todas operações aeroportuárias nas cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário nesta quinta-feira (19/02), alguns voos de/para a Argentina que estavam programados para esta data foram cancelados".

Em Brasília, no Aeroporto Internacional de Brasília, apenas um voo da companhia que estava marcado para 9h foi cancelado.

No Rio de Janeiro, o RIOgaleão registrou o cancelamento de 16 voos de chegada e 15 de partida com origem ou destino na Argentina. No entanto, assegurou que a operação do aeroporto segue normal.

No Rio Grande do Sul, dois voos foram cancelados, um que sairia do Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, às 18:30, e um que sairia do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 21:05.

Em Santa Catarina, a greve provocou o cancelamento diversos voos para o país vizinho no aeroporto Internacional de Florianópolis. Ao menos 32 voos na rota entre a Capital e o país vizinho foram cancelados desde quarta (18).

No Rio Grande do Norte, quatro voos foram cancelados no Aeroporto de Natal: dois que chegariam de Buenos Aires e outros dois que partiriam para a capital argentina.

No Paraná, não foi verificado impacto da greve no Aeroporto de Curitiba em relação à Argentina. O estado não tem voo agendado para esta quinta-feira e o que está previsto para sexta-feira (20) está mantido.

Em Minas Gerais, tanto a BHAirport quanto a Gol confirmaram que neste mês de fevereiro não há voos para Argentina, portanto sem impacto nas chegadas e partidas.

Em Salvador, no Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães, foi registrado o cancelamento do voo da Aerolíneas Argentinas que chegaria às 23h30 e sairia às 00h25.

Greve geral

A Câmara dos Deputados da Argentina começa a discutir nesta quinta-feira (19) o projeto de reforma trabalhista enviado pelo governo de Javier Milei ao Congresso.

O Senado já aprovou o texto na semana passada, e a maior central sindical da Argentina, a Confederação Geral do Trabalho (CGT), afirmou que uma greve geral para o início das discussões do projeto entre os deputados teve início às 00h nesta quinta (19), segundo a agência Associated Press.

A expectativa do governo é que a proposta seja votada no plenário da Câmara em 25 de fevereiro e aprovada até 1º de março, quando Milei abrirá o período de sessões ordinárias do Legislativo.

Além da greve geral, também é esperada uma onda de protestos, embora eles não sejam oficialmente chancelados pela CTG.

Em resposta, o governo Milei determinou que a imprensa siga "medidas de segurança", o que é uma atitude incomum, e advertiu para situações de "risco" nos protestos esperados para os próximos dias.

"Com o objetivo de reduzir situações de risco, recomenda-se (à imprensa) evitar posicionar-se entre eventuais focos de violência e o efetivo das forças de segurança destacado para a operação", disse o Ministério da Segurança da Argentina, em um comunicado.

"Diante de atos de violência, nossas forças agirão", diz o texto, que informa que os meios de comunicação terão uma "zona exclusiva" em ruas laterais da praça em frente ao Parlamento.

G1

Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp

Correio do Cerrado – Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.