Brasil | trabalho
Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026
Brasil tem 4 milhões de afastamentos do trabalho em 2025, maior número em cinco anos
Levantamento exclusivo do g1 mostra quais doenças mais afastaram trabalhadores do emprego no último ano. Dores na coluna, hérnia de disco e fraturas lideram os pedidos de benefício por incapacidade temporária no país.
O Brasil registrou cerca de 4 milhões de afastamentos do trabalho por doença em 2025, o maior número dos últimos cinco anos, segundo dados exclusivos obtidos pelo g1 junto ao Ministério da Previdência Social.
Clique aqui para participar do nosso grupo de WhatsApp
O volume reforça uma tendência de alta nos pedidos de benefício por incapacidade temporária — antigo auxílio-doença — e ajuda a traçar um retrato dos principais problemas de saúde que têm tirado trabalhadores de suas atividades.
O benefício é concedido pelo INSS quando o segurado precisa se afastar do trabalho por mais de 15 dias e passa por perícia médica. Em 2025, as dores e lesões físicas seguiram como o principal motivo para a concessão.
As dores nas costas e os problemas na coluna lideraram as concessões de benefícios no país. Em 2025, a dorsalgia (a dor nas costas) foi a principal causa de afastamento de licença, com 237.113 pedidos concedidos. Ela se mantém no topo do ranking desde 2023.
Na sequência aparecem os outros transtornos de discos intervertebrais, como a hérnia de disco, responsáveis por 208.727 afastamentos.
O raio-x dos afastamentos, no entanto, mostra que outro tipo de doença ganhou peso e passou a disputar espaço com essas causas tradicionais: o emocional.
Os casos de ansiedade e depressão cresceram em relação ao ano anterior e, se somados, já formam o segundo maior motivo de afastamento do trabalho no Brasil, atrás apenas das doenças da coluna.
G1
Correio do Cerrado - Notícias que conectam você ao Nordeste Goiano e Oeste Baiano.
Siga nosso Instagram Correio do Cerrado







